PT | EN
NÚCLEOS NOTÍCIAS PUBLICAÇÕES TRATAMENTOS PARAMILOIDOSE A ASSOCIAÇÃO
Mensagem de Ano Novo
01 de Janeiro, 2021
  • Mensagem de Ano Novo
""
Votos de Ano Novo da Prof.Doutora Teresa Coelho

Neste final de um ano que decorreu de forma estranha, dominado pela pandemia de Covid 19 e pelas dificuldades consequentes, não só ao nível do Serviço Nacional de Saúde mas, sobretudo, a nível económico e social, gostaria de deixar ficar uma mensagem de esperança, para o ano que vai começar.

Não tivemos conhecimento de grandes complicações causadas pela Covid 19 nos doentes paramiloidóticos que foram afetados, incluindo em doentes transplantados. Provavelmente, os doentes mais graves e vulneráveis protegeram-se. Ainda bem.

Apesar das limitações à realização de consultas presenciais fomos mantendo contactos telefónicos e fizemos sempre as consultas imprescindíveis, sobretudo os diagnósticos de novos doentes que precisavam de iniciar medicação. Conseguimos assegurar a entrega de medicação no domicílio dos doentes, o que se revelou uma excelente solução para todos. Bom seria que o sistema se mantivesse quando a pandemia desaparecer.

Infelizmente o início da utilização dos novos medicamentos, o Patisiran e o Inotersen tem decorrido a conta-gotas, fruto de limitações orçamentais e logísticas. Esperamos que tudo se torne mais fácil com o início do novo ano. Sabemos que muitos doentes desesperam para mudar de medicação, na esperança de travar a evolução da doença. Esperamos poder dar-lhes resposta em 2021.

Continuamos a fazer ensaios clínicos com novos medicamentos e com medicamentos que são desenvolvimentos do Patisiran e do Inotersen. Sabemos que continua a haver diversas companhias farmacêuticas interessadas no desenvolvimento de medicação cada vez mais eficaz e segura. Por isso acreditamos que os próximos tempos nos trarão boas notícias. Embora sejam sempre mais demoradas do que muitos doentes desejariam, não deixam de ser um motivo de esperança.

Votos de um 2021 cheio de boas surpresas.

Um abraço para todos

Teresa Coelho
O Salvador era uma criança sempre alegre...
O meu transplante hepático